quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Redemocratização do país

A eleição de Tancredo Neves para a presidência marca o fim do Regime Militar e o início da Redemocratização do país.Sua escolha é recebida com entusiasmo pela maioria dos brasileiros,eleito pelo Colégio Eleitoral com o apoio do conjunto das oposições,exceto o PT.Mas Tancredo não chega a assumir o cargo da presidência, ele é ocupado pelo vice José Sarney .
Em 1989 pela primeira vez após 29 anos,o país vai as urnas para eleger um presidente por voto indireto, Fernando Collor de Mello ganha as eleições e assume a presidência em Janeiro de 1990 mas é afastado devido a insatisfação da sociedade brasileira .Em seu lugar assume o seu vice presidente Itamar Franco o qual governa até 29 de dezembro e a partir daí em caráter definitivo, até as eleições de 1994.
A Redemocratização do Brasil foram dois processos de transição política que acabaram com regimes ditatorias.A primeira redemocratização ocorreu em 1945,com o fim do Estado Novo (1937-45)e golpe militar implementado pelo governo de Getúlio Vargas .A segunda transição aconteceu em 1985,com o fim do Regime Militar.

A Era do Regime Militar

Em 1961, depois da renúncia de Jânio Quadros, João Goulart assumi a presidência do Brasil. As novas medidas impostas pelo então presidente não estavam agradando os setores conservadores foi planejado então uma campanha para desestabilizar o seu governo, o golpe militar, que através dos militares desmobilizaram toda e qualquer oposição ao regime.
Logo após o golpe ficou claro que o Brasil entraria em uma ditadura militar. Em abril de 1964 foi editado o Ato institucional nº 1, onde houve a nomeação do general Humberto de Alencar  Castello Branco para presidência da República. No período em que governou a carta constitucional sofreu reformas (Constituição de 1967). Pela constituição de 1967 o novo presidente seria escolhido pelo congresso nacional, no entanto essa escolha já estava tomada, foi então que Costa e Silva tornou-se presidente da republica. Depois de Costa e Silva foram presidentes do Brasil respectivamente Médici, Ernesto Geisel e João Baptista Figueiredo.
A cultura durante a ditadura militar que iniciou - se em 1964 foi marcada por muitas manifestações, dentre elas a musica que teve grandes representantes como: Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléia, Gilberto Gil, Caetano Veloso, dentre outros. Além da musica o cinema também se desenvolveu durante o regime, porém, apesar de tanta criatividade a cultura brasileira encontrou uma grande rival: A REPRESSÃO.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Movimentos abolicionistas

O Brasil imperial estava sofrendo um série de transformações , é nesse cenário que surge uma discussão : a abolição da escravatura. A escravidão "manchava" a figura de imagem moderna e civilizada que o império se preocupava em manter e a mesma na 2ª metade do século XIX não era vista só como um crime, mas sim como um luxo dispendioso. Além disso a escravidão constituía um entrave para o desenvolvimento industrial e a Inglaterra, pioneira na Revolução Industrial exercia forte pressão para pôr fim a esse obstáculo. Foram por essa e por outras razões que em 1850, foi aprovada a Lei Eusébio de Queirós que proibiu o tráfico negreiro. Mais tarde, em 1871 foi aprovada a Lei do Ventre Livre  que assegurou liberdade a qualquer filho de escrava que nascesse no Brasil.
A campanha abolicionista conquistou adeptos em todo o Brasil. Em 1885 foi promulgada a Lei Saraiva Cotegipe  ou Lei dos Sexagenários que concedeu a liberdade aos escravos maiores de 60 anos .
Em 13 de maio de 1888 é assinada a Lei Áurea que tinha por finalidade libertar todos os escravos. Porém o 
fim da escravatura não ajudou a melhorar as condições sociais e econômicas dos ex-escravos, pois os mesmos continuaram sem escolaridade e sem profissão.
Original da Lei Áurea



Guerra do Paraguai : maior conflito armado internacional da América do Sul

A situação interna do Uruguai se complicou quando Venâncio Flores invadiu o país a partir de Buenos Aires,com o conhecimento de Mitre,reiniciando uma guerra civil.A instabilidade politica uruguaia e o forte interesse argentino e brasileiro em seus desdobramentos internos eram motivos de constante intranquilidade para o Paraguai.
O não-comprimento de certas exigências levou o Brasil a invadir o Uruguai.Solano Luiz ampliou o conflito invadindo a provincia argentina Corrientes. Brasil,Argentina e Uruguai assinaram o tratado que deu origem a Tríplice Aliança.


Tríplice Aliança 

No mesmo mês em que os paraguaios invadiram o Rio Grande do Sul o almirante Barroso distraçou a frágil marinha paraguaia na batalha do Riachhuelo.Em setembro de 1865 as tropas invasoras paraguaias  se renderam no Rio Grande do Sul (redenção de Uruguaiana).
A guerra do Paraguai durou cinco anos,não só devido a teimosa e irresponsável resistência de Solano Lopez, como também pelas indecisões e falta de preparo tanto quanto dos soldados , quanto dos comandos aliados,sobretudo brasileiros.

A Era Vargas

A Era Vargas foi um período de modernização na Nação brasileira, mas também foi um período conturbado. Getúlio vargas governou o Brasil quase vinte anos, chegou ao poder através da Revolução de 1930, abrindo um período de modernidade voltada para os aspectos políticos, econômicos e socias brasileiros, até então nunca trabalhados.

Durante o seu governo, ocorreram diversas transformações nacionais: a industrialização progrediu de foma fundamental, as cidades cresceram, o Estado se tornou forte, interferiu na economia e foi instaurado uma nova relação com os trabalhadores urbanos.
O seu governo foi um periodo conturbado pela:
  •            Revolução Constitucionalista de 1932, foi um movimento que ocorreu em SP ligado a demora de Getúlio Vargas  para reconstitucionalizar o país e teve também como fator a tentativa de oligarquia cafeeira retomar o poder político.
  •     Constitucionalização de 1934, ocorreu em 16 de Novembro de 1934 e apresentou os seguintes aspectos : A Manutenção da República com princípios federativos; Existência dos três poderes independentes entre si: Executivo, Legislativo e Judiciário; As mulheres adquirem direito ao voto.
  •      A constituição de 1937, teve como principais características: centralização política e fortalecimento o poder presidencial.

Dentre os fatores citados acima, também tiveram; A Política trabalhista; A Política Econômica; A Política Administrativa; Consequência da Segunda Guerra Mundial e a Decadência do Novo Estado.
O forte espírito nacionalista de Vargas fez com que ele fosse considerado o mais importante e influente nome da política brasileira do século XX.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Adeus,Lenin

O filme mostra os dois lados da Alemanha, antes da queda do Muro de Berlim. Ela estava dividida em Alemanha Oriental ( a qual era conhecida como República Democrática Alemã) e Alemanha Ocidental. O filme tem um enfoque maior na parte Oriental, na qual ainda havia o socialismo que é representado em repressão brutal a manifestações de liberdade de expressão e mostra o seu cenário após a queda do Muro de Berlim. O filme também traz o capitalismo em uma fase quase que decadente.
O filme recebeu esse nome porque quando houve o término do socialismo monumentos foram tirados da Alemanha Oriental e um deles foi a estatua de Lenin , que foi um líder socialista.


Parte do filme que mostra a estatua de Lenin sendo levada da Alemanha Oriental

Estados Unidos, século XIX

A atual grande potência econômica, os Estados Unidos da América, conheceu após sua independência um grande desenvolvimento em vários setores, dentre eles o populacional, econômico e territorial. Este ultimo marcou a primeira metade do século XlX do pais, devido a busca dos americanos pela conquista de novos  territórios em direção ao oceano pacifico, tal busca ficou conhecida como “a marcha para o oeste” que gerou aumento na população e compôs uma sociedade agrária ao norte e ao sudeste grandes latifundiários exportadores.
Durante todo o século, os Estados Unidos por buscar territórios entrou em conflitos com alguns países dentre ele o México e no final do século XlX a política expansionista norte americana levou os EUA a outro conflito, desta vez com a Espanha, pois estes ainda mantinham algumas ilhas por eles desejadas, o conflito  se estendeu de abril a junho e terminou com a derrota espanhola.
Resumindo este século foi marcado por inúmeros conflitos provocados pela extensão territorial que seria benéfica para os Estados Unidos.
  

Período Regencial: época de revoltas

A agitação política do governo de Dom Pedro I resultou em sua saída do governo durante alguns primeiros meses. Os deputados da Assembléia resolveram criar um governo provisório ate que Dom Pedro II o herdeiro legitimo completasse a maioridade. É nessa transição que aparece o Período Regencial.
Ocorre de 1831 á 1840,o governo regencial abriu espaço para diferentes correntes políticas,com tantas posições políticas e a falta de unidade entre os integrantes da política nacional e nada melhorou o quadro político brasileiro.Uma das conseqüências desses desacordos foram a serie de revoltas durante a regência.

Período Regencial
A maioria das revoltas que aconteceram evidenciavam e tinham como finalidade acabar com as exclusões sociais.Dentre essas revoltas podemos citar: Cabanagem (1835-1840), Guerra dos Farrapos (1835-1840), Guerra dos Malês (1835),Sabinada (1837) e Balaiada (1838-1841).
A Cabanagem ocorreu no Pará,teve como seus principais líderes Malcher, os irmãos Vinagre e Angelim. Tinha como principal objetivo a reivindicação das distribuições de terras e o fim da escravidão.
A Sabinada aconteceu na Bahia, Dr. Sabino Alvares foi o seu principal líder e os revoltosos lutavam por uma organização da República Bahiense .
A Revolta dos Malês ocorreu também na Bahia e foi a mais ampla e bem estruturada rebelião urbana de escravos da história brasileira, a única de lideranças exclusivamente negras.Os revoltosos tinham como objetivo exterminar os brancos e os mulatos.
A Revolta dos Farrapos ocorreu no Rio Grande do sul ,teve como principal líder o militar Bento Gonçalves Dias. Os farrapos pretendiam conquistar mais parcela de autonomia.
Revoltas regenciais
E a Balaiada que ocorreu no Maranhão, seu líder foi Raimundo Gomes que tinha o objetivo de libertar seu irmão que se encontrava preso em vila da Mangra,invadiu a prisão não só libertando o seu irmão , mas também todos os outros que se encontravam presos.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Primeiro Reinado

Com a vinda da familia Real para o Brasil, o país começou a sofrer algumas transformações que vão dá abertura dos Portos, que fez com que a colônia brasileira não continuasse mais presa ao monopólio comercial, à reformas que ocorreram no Rio de Janeiro que elevou a capital da colônia à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves. Porém como as coisas não são " um mar de rosas" começou a haver insatisfações dos portugueses que exigiam o retorno de D.João VI para Portugal. O rei temendo perder sua autoridade atende a  "ordem" dos portugueses e volta para Portugal deixando no aqui no Brasil o seu filho D. Pedro I como príncipe regente. As Cortes portuguesas exigiram dessa vez o retorno de D.Pedro I para Portugal. Em 9 de janeiro, D.Pedro reafirmou sua permanência no Brasil, esse dia ficou conhecido como Dia do Fico.


Em setembro de 1822, a assembleia lusitana enviou um novo documento para o Brasil exigindo o retorno do príncipe para Portugal . Ao tomar conhecimento do documento, Dom Pedro I  que estava em viagem próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !" com isso ele declarou a independência do país no dia 7 de setembro de 1822.
Depois da declaração da independência dá-se inicio ao Primeiro Reinado, no qual houve várias revoltas regionais e oposições políticas internas.
Em 1823, houve a elaboração da Primeira Constituição brasileira, os políticos tentaram limitar os poderes do imperador, mas como ele era autoritário , neste mesmo ano insatisfeito com a Assembléia Constituinte, ordenou que as forças armadas fechassem-a.
Em 25 de março de 1824 ele elaborou uma nova Constituição apresentou todos os interesses autoritários do imperador. Além de definir os três poderes (legislativo, executivo e judiciário), criou o poder Moderador, exclusivo do imperador, que lhe concedia diversos poderes políticos.
Devido a falhas ocorridas no no governo de D.Pedro I, houve uma forte oposição e descontentamento popular. O imperador começou a perceber  que não tinha mais autoridade e forças políticas para se manter no poder.
Em 7 de abril de 1831, D.Pedro I abdicou em favor de seu filho Pedro de Alcântara, então com apenas 5 anos de idade. Logo ao deixar o poder viajou para a Europa.


 Vídeo sobre a Independência do Brasil

domingo, 17 de abril de 2011

O Xangô de Baker Street

O filme O xangô de Baker Street  baseado no livro de Jô Soares mostra o Rio de Janeiro no ano de 1886, epoca em que algumas pessoas do Brasil lutavam pela abolição da escravatura.  O filme mostra o público brasileiro que se curva diante do talento de Sarah e o desaparecimento de um violino StradivariusSherlock Holmes de Baker Street vem ao Brasil a convite do imperador para tentar desvendar o caso. Ao chegar aqui no Brasil Sherlock se envolve em situações tipicas do Brasil no final do século XIX, descobrindo assim os prazeres do Rio de Janeiro.
A trama também ressuscita um Rio de Janeiro  governado pela monarquia, envolvendo uma nobreza bajuladora e uma turma de boêmios cariocas.

Vale  a pena assistir ...

Curiosidades sobre D.Pedro I

Vamos agora gente ver algumas curiosidades sobre o nosso D. pedro I

1ª -  D. pedro I teve grande dificuldade de lembrar seu nome completo, pois ele era simplesmente composto por 18 palavras Pedro de Alcântara  Francisco Antonio João Carlos  Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, imaginem vocês galera com um nome desses?

 2ª-  Nem o seu pai D. João VI e nem sua mãe se preocuparam com  a educação do filho , foi criado solto , andava sozinho na mata , lutava a socos com outras crianças e beliscava as escravas, pelo visto D. Pedro era uma criança adoravél!

3ª-  Dizem que D. Pedro, ao decretar "Independência ou Morte", tinha acabado de se encontrar com a amante , a Marquesa de Santos, por isso não usava traje oficial e  nem estava acompanhado de uma grande comitiva.
D. Pedro não deu o grito às margens do rio Ipiranga , mas no alto de uma colina , onde havia ido se livrar de uma diarréia. Imaginem aí?
Ele não deu o grito em cima de um cavalo mas em cima de um burro, animal que preferia montar em viagens mais longas.