terça-feira, 13 de setembro de 2011

A Era Vargas

A Era Vargas foi um período de modernização na Nação brasileira, mas também foi um período conturbado. Getúlio vargas governou o Brasil quase vinte anos, chegou ao poder através da Revolução de 1930, abrindo um período de modernidade voltada para os aspectos políticos, econômicos e socias brasileiros, até então nunca trabalhados.

Durante o seu governo, ocorreram diversas transformações nacionais: a industrialização progrediu de foma fundamental, as cidades cresceram, o Estado se tornou forte, interferiu na economia e foi instaurado uma nova relação com os trabalhadores urbanos.
O seu governo foi um periodo conturbado pela:
  •            Revolução Constitucionalista de 1932, foi um movimento que ocorreu em SP ligado a demora de Getúlio Vargas  para reconstitucionalizar o país e teve também como fator a tentativa de oligarquia cafeeira retomar o poder político.
  •     Constitucionalização de 1934, ocorreu em 16 de Novembro de 1934 e apresentou os seguintes aspectos : A Manutenção da República com princípios federativos; Existência dos três poderes independentes entre si: Executivo, Legislativo e Judiciário; As mulheres adquirem direito ao voto.
  •      A constituição de 1937, teve como principais características: centralização política e fortalecimento o poder presidencial.

Dentre os fatores citados acima, também tiveram; A Política trabalhista; A Política Econômica; A Política Administrativa; Consequência da Segunda Guerra Mundial e a Decadência do Novo Estado.
O forte espírito nacionalista de Vargas fez com que ele fosse considerado o mais importante e influente nome da política brasileira do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário