terça-feira, 13 de setembro de 2011

Guerra do Paraguai : maior conflito armado internacional da América do Sul

A situação interna do Uruguai se complicou quando Venâncio Flores invadiu o país a partir de Buenos Aires,com o conhecimento de Mitre,reiniciando uma guerra civil.A instabilidade politica uruguaia e o forte interesse argentino e brasileiro em seus desdobramentos internos eram motivos de constante intranquilidade para o Paraguai.
O não-comprimento de certas exigências levou o Brasil a invadir o Uruguai.Solano Luiz ampliou o conflito invadindo a provincia argentina Corrientes. Brasil,Argentina e Uruguai assinaram o tratado que deu origem a Tríplice Aliança.


Tríplice Aliança 

No mesmo mês em que os paraguaios invadiram o Rio Grande do Sul o almirante Barroso distraçou a frágil marinha paraguaia na batalha do Riachhuelo.Em setembro de 1865 as tropas invasoras paraguaias  se renderam no Rio Grande do Sul (redenção de Uruguaiana).
A guerra do Paraguai durou cinco anos,não só devido a teimosa e irresponsável resistência de Solano Lopez, como também pelas indecisões e falta de preparo tanto quanto dos soldados , quanto dos comandos aliados,sobretudo brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário