terça-feira, 13 de setembro de 2011

Movimentos abolicionistas

O Brasil imperial estava sofrendo um série de transformações , é nesse cenário que surge uma discussão : a abolição da escravatura. A escravidão "manchava" a figura de imagem moderna e civilizada que o império se preocupava em manter e a mesma na 2ª metade do século XIX não era vista só como um crime, mas sim como um luxo dispendioso. Além disso a escravidão constituía um entrave para o desenvolvimento industrial e a Inglaterra, pioneira na Revolução Industrial exercia forte pressão para pôr fim a esse obstáculo. Foram por essa e por outras razões que em 1850, foi aprovada a Lei Eusébio de Queirós que proibiu o tráfico negreiro. Mais tarde, em 1871 foi aprovada a Lei do Ventre Livre  que assegurou liberdade a qualquer filho de escrava que nascesse no Brasil.
A campanha abolicionista conquistou adeptos em todo o Brasil. Em 1885 foi promulgada a Lei Saraiva Cotegipe  ou Lei dos Sexagenários que concedeu a liberdade aos escravos maiores de 60 anos .
Em 13 de maio de 1888 é assinada a Lei Áurea que tinha por finalidade libertar todos os escravos. Porém o 
fim da escravatura não ajudou a melhorar as condições sociais e econômicas dos ex-escravos, pois os mesmos continuaram sem escolaridade e sem profissão.
Original da Lei Áurea



Nenhum comentário:

Postar um comentário