Em 1961, depois da renúncia de Jânio Quadros, João Goulart assumi a presidência do Brasil. As novas medidas impostas pelo então presidente não estavam agradando os setores conservadores foi planejado então uma campanha para desestabilizar o seu governo, o golpe militar, que através dos militares desmobilizaram toda e qualquer oposição ao regime.
Logo após o golpe ficou claro que o Brasil entraria em uma ditadura militar. Em abril de 1964 foi editado o Ato institucional nº 1, onde houve a nomeação do general Humberto de Alencar Castello Branco para presidência da República. No período em que governou a carta constitucional sofreu reformas (Constituição de 1967). Pela constituição de 1967 o novo presidente seria escolhido pelo congresso nacional, no entanto essa escolha já estava tomada, foi então que Costa e Silva tornou-se presidente da republica. Depois de Costa e Silva foram presidentes do Brasil respectivamente Médici, Ernesto Geisel e João Baptista Figueiredo.
A cultura durante a ditadura militar que iniciou - se em 1964 foi marcada por muitas manifestações, dentre elas a musica que teve grandes representantes como: Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléia, Gilberto Gil, Caetano Veloso, dentre outros. Além da musica o cinema também se desenvolveu durante o regime, porém, apesar de tanta criatividade a cultura brasileira encontrou uma grande rival: A REPRESSÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário