A agitação política do governo de Dom Pedro I resultou em sua saída do governo durante alguns primeiros meses. Os deputados da Assembléia resolveram criar um governo provisório ate que Dom Pedro II o herdeiro legitimo completasse a maioridade. É nessa transição que aparece o Período Regencial.
Ocorre de 1831 á 1840,o governo regencial abriu espaço para diferentes correntes políticas,com tantas posições políticas e a falta de unidade entre os integrantes da política nacional e nada melhorou o quadro político brasileiro.Uma das conseqüências desses desacordos foram a serie de revoltas durante a regência.
Período Regencial |
A maioria das revoltas que aconteceram evidenciavam e tinham como finalidade acabar com as exclusões sociais.Dentre essas revoltas podemos citar: Cabanagem (1835-1840), Guerra dos Farrapos (1835-1840), Guerra dos Malês (1835),Sabinada (1837) e Balaiada (1838-1841).
A Cabanagem ocorreu no Pará,teve como seus principais líderes Malcher, os irmãos Vinagre e Angelim. Tinha como principal objetivo a reivindicação das distribuições de terras e o fim da escravidão.
A Sabinada aconteceu na Bahia, Dr. Sabino Alvares foi o seu principal líder e os revoltosos lutavam por uma organização da República Bahiense .
A Revolta dos Malês ocorreu também na Bahia e foi a mais ampla e bem estruturada rebelião urbana de escravos da história brasileira, a única de lideranças exclusivamente negras.Os revoltosos tinham como objetivo exterminar os brancos e os mulatos.
A Revolta dos Farrapos ocorreu no Rio Grande do sul ,teve como principal líder o militar Bento Gonçalves Dias. Os farrapos pretendiam conquistar mais parcela de autonomia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário