quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Redemocratização do país

A eleição de Tancredo Neves para a presidência marca o fim do Regime Militar e o início da Redemocratização do país.Sua escolha é recebida com entusiasmo pela maioria dos brasileiros,eleito pelo Colégio Eleitoral com o apoio do conjunto das oposições,exceto o PT.Mas Tancredo não chega a assumir o cargo da presidência, ele é ocupado pelo vice José Sarney .
Em 1989 pela primeira vez após 29 anos,o país vai as urnas para eleger um presidente por voto indireto, Fernando Collor de Mello ganha as eleições e assume a presidência em Janeiro de 1990 mas é afastado devido a insatisfação da sociedade brasileira .Em seu lugar assume o seu vice presidente Itamar Franco o qual governa até 29 de dezembro e a partir daí em caráter definitivo, até as eleições de 1994.
A Redemocratização do Brasil foram dois processos de transição política que acabaram com regimes ditatorias.A primeira redemocratização ocorreu em 1945,com o fim do Estado Novo (1937-45)e golpe militar implementado pelo governo de Getúlio Vargas .A segunda transição aconteceu em 1985,com o fim do Regime Militar.

A Era do Regime Militar

Em 1961, depois da renúncia de Jânio Quadros, João Goulart assumi a presidência do Brasil. As novas medidas impostas pelo então presidente não estavam agradando os setores conservadores foi planejado então uma campanha para desestabilizar o seu governo, o golpe militar, que através dos militares desmobilizaram toda e qualquer oposição ao regime.
Logo após o golpe ficou claro que o Brasil entraria em uma ditadura militar. Em abril de 1964 foi editado o Ato institucional nº 1, onde houve a nomeação do general Humberto de Alencar  Castello Branco para presidência da República. No período em que governou a carta constitucional sofreu reformas (Constituição de 1967). Pela constituição de 1967 o novo presidente seria escolhido pelo congresso nacional, no entanto essa escolha já estava tomada, foi então que Costa e Silva tornou-se presidente da republica. Depois de Costa e Silva foram presidentes do Brasil respectivamente Médici, Ernesto Geisel e João Baptista Figueiredo.
A cultura durante a ditadura militar que iniciou - se em 1964 foi marcada por muitas manifestações, dentre elas a musica que teve grandes representantes como: Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléia, Gilberto Gil, Caetano Veloso, dentre outros. Além da musica o cinema também se desenvolveu durante o regime, porém, apesar de tanta criatividade a cultura brasileira encontrou uma grande rival: A REPRESSÃO.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Movimentos abolicionistas

O Brasil imperial estava sofrendo um série de transformações , é nesse cenário que surge uma discussão : a abolição da escravatura. A escravidão "manchava" a figura de imagem moderna e civilizada que o império se preocupava em manter e a mesma na 2ª metade do século XIX não era vista só como um crime, mas sim como um luxo dispendioso. Além disso a escravidão constituía um entrave para o desenvolvimento industrial e a Inglaterra, pioneira na Revolução Industrial exercia forte pressão para pôr fim a esse obstáculo. Foram por essa e por outras razões que em 1850, foi aprovada a Lei Eusébio de Queirós que proibiu o tráfico negreiro. Mais tarde, em 1871 foi aprovada a Lei do Ventre Livre  que assegurou liberdade a qualquer filho de escrava que nascesse no Brasil.
A campanha abolicionista conquistou adeptos em todo o Brasil. Em 1885 foi promulgada a Lei Saraiva Cotegipe  ou Lei dos Sexagenários que concedeu a liberdade aos escravos maiores de 60 anos .
Em 13 de maio de 1888 é assinada a Lei Áurea que tinha por finalidade libertar todos os escravos. Porém o 
fim da escravatura não ajudou a melhorar as condições sociais e econômicas dos ex-escravos, pois os mesmos continuaram sem escolaridade e sem profissão.
Original da Lei Áurea



Guerra do Paraguai : maior conflito armado internacional da América do Sul

A situação interna do Uruguai se complicou quando Venâncio Flores invadiu o país a partir de Buenos Aires,com o conhecimento de Mitre,reiniciando uma guerra civil.A instabilidade politica uruguaia e o forte interesse argentino e brasileiro em seus desdobramentos internos eram motivos de constante intranquilidade para o Paraguai.
O não-comprimento de certas exigências levou o Brasil a invadir o Uruguai.Solano Luiz ampliou o conflito invadindo a provincia argentina Corrientes. Brasil,Argentina e Uruguai assinaram o tratado que deu origem a Tríplice Aliança.


Tríplice Aliança 

No mesmo mês em que os paraguaios invadiram o Rio Grande do Sul o almirante Barroso distraçou a frágil marinha paraguaia na batalha do Riachhuelo.Em setembro de 1865 as tropas invasoras paraguaias  se renderam no Rio Grande do Sul (redenção de Uruguaiana).
A guerra do Paraguai durou cinco anos,não só devido a teimosa e irresponsável resistência de Solano Lopez, como também pelas indecisões e falta de preparo tanto quanto dos soldados , quanto dos comandos aliados,sobretudo brasileiros.

A Era Vargas

A Era Vargas foi um período de modernização na Nação brasileira, mas também foi um período conturbado. Getúlio vargas governou o Brasil quase vinte anos, chegou ao poder através da Revolução de 1930, abrindo um período de modernidade voltada para os aspectos políticos, econômicos e socias brasileiros, até então nunca trabalhados.

Durante o seu governo, ocorreram diversas transformações nacionais: a industrialização progrediu de foma fundamental, as cidades cresceram, o Estado se tornou forte, interferiu na economia e foi instaurado uma nova relação com os trabalhadores urbanos.
O seu governo foi um periodo conturbado pela:
  •            Revolução Constitucionalista de 1932, foi um movimento que ocorreu em SP ligado a demora de Getúlio Vargas  para reconstitucionalizar o país e teve também como fator a tentativa de oligarquia cafeeira retomar o poder político.
  •     Constitucionalização de 1934, ocorreu em 16 de Novembro de 1934 e apresentou os seguintes aspectos : A Manutenção da República com princípios federativos; Existência dos três poderes independentes entre si: Executivo, Legislativo e Judiciário; As mulheres adquirem direito ao voto.
  •      A constituição de 1937, teve como principais características: centralização política e fortalecimento o poder presidencial.

Dentre os fatores citados acima, também tiveram; A Política trabalhista; A Política Econômica; A Política Administrativa; Consequência da Segunda Guerra Mundial e a Decadência do Novo Estado.
O forte espírito nacionalista de Vargas fez com que ele fosse considerado o mais importante e influente nome da política brasileira do século XX.