quarta-feira, 15 de junho de 2011

Adeus,Lenin

O filme mostra os dois lados da Alemanha, antes da queda do Muro de Berlim. Ela estava dividida em Alemanha Oriental ( a qual era conhecida como República Democrática Alemã) e Alemanha Ocidental. O filme tem um enfoque maior na parte Oriental, na qual ainda havia o socialismo que é representado em repressão brutal a manifestações de liberdade de expressão e mostra o seu cenário após a queda do Muro de Berlim. O filme também traz o capitalismo em uma fase quase que decadente.
O filme recebeu esse nome porque quando houve o término do socialismo monumentos foram tirados da Alemanha Oriental e um deles foi a estatua de Lenin , que foi um líder socialista.


Parte do filme que mostra a estatua de Lenin sendo levada da Alemanha Oriental

Estados Unidos, século XIX

A atual grande potência econômica, os Estados Unidos da América, conheceu após sua independência um grande desenvolvimento em vários setores, dentre eles o populacional, econômico e territorial. Este ultimo marcou a primeira metade do século XlX do pais, devido a busca dos americanos pela conquista de novos  territórios em direção ao oceano pacifico, tal busca ficou conhecida como “a marcha para o oeste” que gerou aumento na população e compôs uma sociedade agrária ao norte e ao sudeste grandes latifundiários exportadores.
Durante todo o século, os Estados Unidos por buscar territórios entrou em conflitos com alguns países dentre ele o México e no final do século XlX a política expansionista norte americana levou os EUA a outro conflito, desta vez com a Espanha, pois estes ainda mantinham algumas ilhas por eles desejadas, o conflito  se estendeu de abril a junho e terminou com a derrota espanhola.
Resumindo este século foi marcado por inúmeros conflitos provocados pela extensão territorial que seria benéfica para os Estados Unidos.
  

Período Regencial: época de revoltas

A agitação política do governo de Dom Pedro I resultou em sua saída do governo durante alguns primeiros meses. Os deputados da Assembléia resolveram criar um governo provisório ate que Dom Pedro II o herdeiro legitimo completasse a maioridade. É nessa transição que aparece o Período Regencial.
Ocorre de 1831 á 1840,o governo regencial abriu espaço para diferentes correntes políticas,com tantas posições políticas e a falta de unidade entre os integrantes da política nacional e nada melhorou o quadro político brasileiro.Uma das conseqüências desses desacordos foram a serie de revoltas durante a regência.

Período Regencial
A maioria das revoltas que aconteceram evidenciavam e tinham como finalidade acabar com as exclusões sociais.Dentre essas revoltas podemos citar: Cabanagem (1835-1840), Guerra dos Farrapos (1835-1840), Guerra dos Malês (1835),Sabinada (1837) e Balaiada (1838-1841).
A Cabanagem ocorreu no Pará,teve como seus principais líderes Malcher, os irmãos Vinagre e Angelim. Tinha como principal objetivo a reivindicação das distribuições de terras e o fim da escravidão.
A Sabinada aconteceu na Bahia, Dr. Sabino Alvares foi o seu principal líder e os revoltosos lutavam por uma organização da República Bahiense .
A Revolta dos Malês ocorreu também na Bahia e foi a mais ampla e bem estruturada rebelião urbana de escravos da história brasileira, a única de lideranças exclusivamente negras.Os revoltosos tinham como objetivo exterminar os brancos e os mulatos.
A Revolta dos Farrapos ocorreu no Rio Grande do sul ,teve como principal líder o militar Bento Gonçalves Dias. Os farrapos pretendiam conquistar mais parcela de autonomia.
Revoltas regenciais
E a Balaiada que ocorreu no Maranhão, seu líder foi Raimundo Gomes que tinha o objetivo de libertar seu irmão que se encontrava preso em vila da Mangra,invadiu a prisão não só libertando o seu irmão , mas também todos os outros que se encontravam presos.