segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Primeiro Reinado

Com a vinda da familia Real para o Brasil, o país começou a sofrer algumas transformações que vão dá abertura dos Portos, que fez com que a colônia brasileira não continuasse mais presa ao monopólio comercial, à reformas que ocorreram no Rio de Janeiro que elevou a capital da colônia à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves. Porém como as coisas não são " um mar de rosas" começou a haver insatisfações dos portugueses que exigiam o retorno de D.João VI para Portugal. O rei temendo perder sua autoridade atende a  "ordem" dos portugueses e volta para Portugal deixando no aqui no Brasil o seu filho D. Pedro I como príncipe regente. As Cortes portuguesas exigiram dessa vez o retorno de D.Pedro I para Portugal. Em 9 de janeiro, D.Pedro reafirmou sua permanência no Brasil, esse dia ficou conhecido como Dia do Fico.


Em setembro de 1822, a assembleia lusitana enviou um novo documento para o Brasil exigindo o retorno do príncipe para Portugal . Ao tomar conhecimento do documento, Dom Pedro I  que estava em viagem próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !" com isso ele declarou a independência do país no dia 7 de setembro de 1822.
Depois da declaração da independência dá-se inicio ao Primeiro Reinado, no qual houve várias revoltas regionais e oposições políticas internas.
Em 1823, houve a elaboração da Primeira Constituição brasileira, os políticos tentaram limitar os poderes do imperador, mas como ele era autoritário , neste mesmo ano insatisfeito com a Assembléia Constituinte, ordenou que as forças armadas fechassem-a.
Em 25 de março de 1824 ele elaborou uma nova Constituição apresentou todos os interesses autoritários do imperador. Além de definir os três poderes (legislativo, executivo e judiciário), criou o poder Moderador, exclusivo do imperador, que lhe concedia diversos poderes políticos.
Devido a falhas ocorridas no no governo de D.Pedro I, houve uma forte oposição e descontentamento popular. O imperador começou a perceber  que não tinha mais autoridade e forças políticas para se manter no poder.
Em 7 de abril de 1831, D.Pedro I abdicou em favor de seu filho Pedro de Alcântara, então com apenas 5 anos de idade. Logo ao deixar o poder viajou para a Europa.


 Vídeo sobre a Independência do Brasil

domingo, 17 de abril de 2011

O Xangô de Baker Street

O filme O xangô de Baker Street  baseado no livro de Jô Soares mostra o Rio de Janeiro no ano de 1886, epoca em que algumas pessoas do Brasil lutavam pela abolição da escravatura.  O filme mostra o público brasileiro que se curva diante do talento de Sarah e o desaparecimento de um violino StradivariusSherlock Holmes de Baker Street vem ao Brasil a convite do imperador para tentar desvendar o caso. Ao chegar aqui no Brasil Sherlock se envolve em situações tipicas do Brasil no final do século XIX, descobrindo assim os prazeres do Rio de Janeiro.
A trama também ressuscita um Rio de Janeiro  governado pela monarquia, envolvendo uma nobreza bajuladora e uma turma de boêmios cariocas.

Vale  a pena assistir ...

Curiosidades sobre D.Pedro I

Vamos agora gente ver algumas curiosidades sobre o nosso D. pedro I

1ª -  D. pedro I teve grande dificuldade de lembrar seu nome completo, pois ele era simplesmente composto por 18 palavras Pedro de Alcântara  Francisco Antonio João Carlos  Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon, imaginem vocês galera com um nome desses?

 2ª-  Nem o seu pai D. João VI e nem sua mãe se preocuparam com  a educação do filho , foi criado solto , andava sozinho na mata , lutava a socos com outras crianças e beliscava as escravas, pelo visto D. Pedro era uma criança adoravél!

3ª-  Dizem que D. Pedro, ao decretar "Independência ou Morte", tinha acabado de se encontrar com a amante , a Marquesa de Santos, por isso não usava traje oficial e  nem estava acompanhado de uma grande comitiva.
D. Pedro não deu o grito às margens do rio Ipiranga , mas no alto de uma colina , onde havia ido se livrar de uma diarréia. Imaginem aí?
Ele não deu o grito em cima de um cavalo mas em cima de um burro, animal que preferia montar em viagens mais longas.